Estudo recente do Observatório Sebrae Startups, Impacto da Internacionalização em Startups, revela os resultados de empresas que participaram das missões ao Web Summit Lisboa em 2022 e 2023. O levantamento destaca que o networking, a ampliação da presença internacional e a aquisição de conhecimento são os principais motivos que levam empreendedores a embarcarem em missões de internacionalização. O impacto vai além da troca de experiências: essas participações resultaram em um faturamento superior a R$ 9 milhões, sendo R$ 1,4 milhão de receitas recorrentes para as startups envolvidas.
“Nos últimos dois anos, o Sebrae organizou missões de startups para o Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos mundiais de tecnologia e inovação. Essas missões visam criar oportunidades para que as startups ampliem suas redes de contato, explorem mercados internacionais e atraiam investidores”, afirma Cristina Mieko, head de startups do Sebrae Startups.
A pesquisa do Observatório buscou entender como a experiência do Web Summit impactou as startups em áreas como desenvolvimento de novos negócios, fortalecimento de redes de relacionamento e captação de investimentos. O estudo aponta que 46% das startups abriram filiais internacionais após a missão, com 73,3% dos fundadores atribuindo essa expansão à participação no evento em Lisboa. Além disso, 72,3% conquistaram novos clientes e 84,6% disseram que o evento contribuiu para essas aquisições.
Caminho aberto para a captação de investimentos
Outro ponto de destaque no relatório é a captação de investimentos: 30,1% das startups participantes conseguiram aportes financeiros, sendo que 76% delas afirmam que a presença no Web Summit foi fundamental para essas conquistas. Entre as startups que captaram recursos, 48% arrecadaram até R$ 100 mil, 36% entre R$ 100 mil e R$ 1 milhão, e 16% entre R$ 1,1 milhão e R$ 5 milhões, evidenciando o impacto direto do evento na atração de novos recursos para os negócios brasileiros no exterior.
Após o Web Summit, 74% das startups decidiram destinar recursos próprios para continuar participando de eventos de inovação, com 29% optando por eventos internacionais. Essa postura reflete uma mudança de mentalidade: os empreendedores agora veem esses eventos como investimentos estratégicos para fortalecer o posicionamento de suas marcas globalmente. A exposição a novos mercados, benchmarks globais e tendências emergentes tem permitido que as startups brasileiras se posicionem de forma mais competitiva, inovem em seus produtos e serviços e identifiquem novas oportunidades de expansão.
Com a publicação deste relatório, que ouviu a opinião de 84 empreendedores que participaram do evento entre 2022 e 2023, o Observatório Sebrae Startups reforça seu compromisso de contribuir para o fortalecimento das estratégias de internacionalização das startups brasileiras.
Acreditamos que apoiar as startups brasileiras é o caminho para acelerar as soluções de problemas estruturais do país por meio do desenvolvimento em áreas como inteligência artificial, biotecnologia, energias renováveis, entre outras.
Décio Lima, presidente do Sebrae
Extraído do Site: ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias
Esse texto não é criação da Rodrigues Contabilidade, pois foi extraído do site da Agência Sebrae de Notícias (Read More ), empresa que adimiramos e recomendamos acompanhar.